top of page

Eu não existo

  • Foto do escritor: Vinicius Fernandes
    Vinicius Fernandes
  • 29 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura


Não me leve a mal, não é ingratidão, mas eu acho que, nessa vida que eu levo, falta alguo. Quer dizer, eu posso me considerar privilegiado por tem muitas coisas que hoje em dia nem todo mundo tem. Tenho um emprego, não passo necessidade e levo uma vida comum. Às vezes eu acho que devia reclamar menos e ser grato pelas coisas que eu tenho, mas não consigo, é mais forte que eu.

Acontece que eu sou dois, mas nenhum por inteiro. Sou o Vinícius com um trabalho fixo que paga as contas e o Vinícius escritor, só que não consigo ser nenhum deles em tempo integral. Estou sempre me dividindo, dando toda minha energia no day job que, quando chega a noite ou final de semana, não consigo mais fazer nada. Nessa luta constante contra a vida diária, o Vinícius artista, o escritor, morre um pouco todos os dias.

Já tentei ser apenas um desses dois que existem em mim, mas não consigo. Não consigo ser o Vinícius escritor em tempo integral, pois se eu o fizesse não pagaria aluguel e provavelmente morreria de fome, já que não teria um salário para pagar as contas cada vez mais altas no dia de hoje. Também não consigo ser somente o Vinícius com emprego fixo. Seria muito mais fácil se eu pudesse, pois não teria que me desdobrar em duas pessoas com vidas diferentes e tudo seria tão menos cansativo… Mas também não consigo ficar longe da escrita por muito tempo. Os personagens se tornam inquietos na minha cabeça, gritando para que suas histórias se materializem em um conto ou romance. Mesmo que não vejam as prateleiras das livrarias, eles estão lá, ganhando forma nos parágrafos e nas páginas que eu crio.

ree

A verdade é que não sei até que ponto consigo aguentar ser duas pessoas, ter duas vidas e não conseguir me dedicar inteiramente a nenhuma delas. Se existe um meio de juntar esses dois eus, ainda não o encontrei. Tenho medo de passar a vida inteira nesse impasse, nessa dualidade. Gastar os meus anos na Terra sem nunca ter realmente sido quem eu quero de verdade. Trabalho todos os dias para tentar encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois que habitam em mim, mas minha mente pesa e fica confusa. Um está matando o outro.

Eu só quero existir… Existir por completo e não pela metade.



O autor

ree

Vinícius Fernandes é paulista e escreve sobre protagonistas LGBTQIA+. Foi escolhido entre os 5 finalistas do Prêmio PapoMix da Diversidade pelos curadores da premiação, em 2014, com seu romance de estreia, Graham - O continente Lemúria. Vem conquistando um grupo cada vez maior de leitores com suas histórias autênticas, naturais e emocionantes. Acredita que a representatividade na literatura é uma arma importante contra a desigualdade e o preconceito, e seus livros são mais do que simples histórias: são um protesto contra a discriminação de LGBTQIA+s.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page